A mais bela expressão da experiência humana a surgir deste lado do Oceano.
Ouça as músicas do episódio:
Ouça a playlist no site do projeto Discografia Brasileira, do Instituto Moreira Salles
REFERÊNCIAS DESTE EPISÓDIO:
“Samba, o dono do corpo”, de Muniz Sodré. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
“História da música popular brasileira: Sem preconceitos (Vol. 1)”, de Rodrigo Faour. Rio de Janeiro: Record, 2021.
“Chiquinha Gonzaga: Uma história de vida”, de Edinha Diniz. Edição revista e ampliada. São Paulo: IMS/Zahar, 2009.
“O evangelho marginal dos Racionais MC’s”, de Acauam Oliveira, prefácio de “Sobrevivendo no inferno”, de Racionais MC’s. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
“Afrofuturismo periférico de Jorge Ben”, por Acauam Oliveira.
“Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira”, de Hélio Santos Menezes Neto.
“Chico e os olhos do carrasco: de Paratodos a Parapoucos”, de Paulo da Costa e Silva.
“O livro do disco: A Tábua de Esmeralda – Jorge Ben Jor”, de Paulo da Costa e Silva. São Paulo: Cobogó, 2014.
“Cultura negra vol. 1: festas, carnavais e patrimônios negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigos de Silvia Cristina Martins de Souza, Matthias Assunção e Martha Abreu.
“Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da Primeira República”, de Martha Abreu e Carolina Dantas. Niterói: Eduff, 2020.
“Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”, de Erminia Silva. São Paulo: Altana, 2007.
“Dialética Radical do Brasil Negro”, de Clovis Moura. São Paulo: Editora Anita, 1994.
“Novo Dicionário Banto do Brasil”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
“Dicionário da escravidão e liberdade”, organizado por Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Artigo de Sidney Chalhoub.
“Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
“Por um conceito de literatura afro-brasileira”, de Eduardo de Assis Duarte.
“Fala, Crioulo”, organizado por Haroldo Costa. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Record, 2009.
“Cultura negra – v. 2 – Trajetórias e lutas de intelectuais negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigo de Rebeca Natacha de Oliveira Pinto.
“As almas do povo negro”, de W. E. B. Du Bois, tradução de Alexandre Boide. São Paulo: Venetta, 2021.
“O Patria Mia: A representação de cantores negros nas óperas do Theatro São Pedro”, de Júlia Matos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2021.
Verbete José Maurício Nunes Garcia, na Enciclopédia Itaú Cultural.
“A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no período colonial brasileiro”, de Alexandra van Leeuwen.
“O ‘crioulo Dudu’: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)”, de Martha Abreu.
REFERÊNCIAS DESTE EPISÓDIO:
“Samba, o dono do corpo”, de Muniz Sodré. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
“História da música popular brasileira: Sem preconceitos (Vol. 1)”, de Rodrigo Faour. Rio de Janeiro: Record, 2021.
“Chiquinha Gonzaga: Uma história de vida”, de Edinha Diniz. Edição revista e ampliada. São Paulo: IMS/Zahar, 2009.
“O evangelho marginal dos Racionais MC’s”, de Acauam Oliveira, prefácio de “Sobrevivendo no inferno”, de Racionais MC’s. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
“Afrofuturismo periférico de Jorge Ben, por Acauam Oliveira”.
“Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira”, de Hélio Santos Menezes Neto.
“Chico e os olhos do carrasco: de Paratodos a Parapoucos”, de Paulo da Costa e Silva.
“O livro do disco: A Tábua de Esmeralda – Jorge Ben Jor”, de Paulo da Costa e Silva. São Paulo: Cobogó, 2014.
“Cultura negra vol. 1: festas, carnavais e patrimônios negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigos de Silvia Cristina Martins de Souza, Matthias Assunção e Martha Abreu.
“Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da Primeira República”, de Martha Abreu e Carolina Dantas. Niterói: Eduff, 2020.
“Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”, de Erminia Silva. São Paulo: Altana, 2007.
“Dialética Radical do Brasil Negro”, de Clovis Moura. São Paulo: Editora Anita, 1994.
“Quarto de despejo: Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. São Paulo: Francisco Alves, 1960.
“Novo Dicionário Banto do Brasil”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
“Dicionário da escravidão e liberdade” (2018), organizado por Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Artigo de Sidney Chalhoub.
“Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
“Por um conceito de literatura afro-brasileira”, de Eduardo de Assis Duarte.
“Fala, Crioulo”, organizado por Haroldo Costa. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Record, 2009.
“Cultura negra – v. 2 – Trajetórias e lutas de intelectuais negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigo de Rebeca Natacha de Oliveira Pinto.
“As almas do povo negro”, de W. E. B. Du Bois, tradução de Alexandre Boide. São Paulo: Venetta, 2021.
“O Patria Mia: A representação de cantores negros nas óperas do Theatro São Pedro”, de Júlia Matos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2021.
“A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro”, de Alexandra van Leeuwen.
“O ‘crioulo Dudu’: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)”, de Martha Abreu.
Escute em:
Conheça nossos Hosts: