Chove chuva

Chove chuva

Episódio 3
56:00

A mais bela expressão da experiência humana a surgir deste lado do Oceano.

REFERÊNCIAS DESTE EPISÓDIO:

“Samba, o dono do corpo”, de Muniz Sodré. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

“História da música popular brasileira: Sem preconceitos (Vol. 1)”, de Rodrigo Faour. Rio de Janeiro: Record, 2021.

“Chiquinha Gonzaga: Uma história de vida”, de Edinha Diniz. Edição revista e ampliada. São Paulo: IMS/Zahar, 2009.

“O evangelho marginal dos Racionais MC’s”, de Acauam Oliveira, prefácio de “Sobrevivendo no inferno”, de Racionais MC’s. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

“Afrofuturismo periférico de Jorge Ben”, por Acauam Oliveira.

“Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira”, de Hélio Santos Menezes Neto.

“Chico e os olhos do carrasco: de Paratodos a Parapoucos”, de Paulo da Costa e Silva.

“O livro do disco: A Tábua de Esmeralda – Jorge Ben Jor”, de Paulo da Costa e Silva. São Paulo: Cobogó, 2014.

“Cultura negra vol. 1: festas, carnavais e patrimônios negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigos de Silvia Cristina Martins de Souza, Matthias Assunção e Martha Abreu.

“Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da Primeira República”, de Martha Abreu e Carolina Dantas. Niterói: Eduff, 2020.

“Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”, de Erminia Silva. São Paulo: Altana, 2007.

“Dialética Radical do Brasil Negro”, de Clovis Moura. São Paulo: Editora Anita, 1994.

“Novo Dicionário Banto do Brasil”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

“Dicionário da escravidão e liberdade”, organizado por Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Artigo de Sidney Chalhoub.

“Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

“​​Por um conceito de literatura afro-brasileira”, de Eduardo de Assis Duarte.

“Fala, Crioulo”, organizado por Haroldo Costa. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Record, 2009.

“Cultura negra – v. 2 – Trajetórias e lutas de intelectuais negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigo de Rebeca Natacha de Oliveira Pinto.

“As almas do povo negro”, de W. E. B. Du Bois, tradução de Alexandre Boide. São Paulo: Venetta, 2021. 

“O Patria Mia: A representação de cantores negros nas óperas do Theatro São Pedro”, de Júlia Matos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2021.

Verbete José Maurício Nunes Garcia, na Enciclopédia Itaú Cultural.

“​A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no período colonial brasileiro​”, de Alexandra van Leeuwen.

“O ‘crioulo Dudu’: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)”, de Martha Abreu.

REFERÊNCIAS DESTE EPISÓDIO:

“Samba, o dono do corpo”, de Muniz Sodré. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

“História da música popular brasileira: Sem preconceitos (Vol. 1)”, de Rodrigo Faour. Rio de Janeiro: Record, 2021.

“Chiquinha Gonzaga: Uma história de vida”, de Edinha Diniz. Edição revista e ampliada. São Paulo: IMS/Zahar, 2009.

“O evangelho marginal dos Racionais MC’s”, de Acauam Oliveira, prefácio de “Sobrevivendo no inferno”, de Racionais MC’s. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

“Afrofuturismo periférico de Jorge Ben, por Acauam Oliveira”.

“Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira”, de Hélio Santos Menezes Neto.

“Chico e os olhos do carrasco: de Paratodos a Parapoucos”, de Paulo da Costa e Silva.

“O livro do disco: A Tábua de Esmeralda – Jorge Ben Jor”, de Paulo da Costa e Silva. São Paulo: Cobogó, 2014.

“Cultura negra vol. 1: festas, carnavais e patrimônios negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigos de Silvia Cristina Martins de Souza, Matthias Assunção e Martha Abreu.

“Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da Primeira República”, de Martha Abreu e Carolina Dantas. Niterói: Eduff, 2020.

“Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”, de Erminia Silva. São Paulo: Altana, 2007.

“Dialética Radical do Brasil Negro”, de Clovis Moura. São Paulo: Editora Anita, 1994.

“​Quarto de despejo: Diário de uma favelada​”, de Carolina Maria de Jesus. São Paulo: Francisco Alves, 1960.

“Novo Dicionário Banto do Brasil”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

“Dicionário da escravidão e liberdade” (2018), organizado por Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Artigo de Sidney Chalhoub.

“Afro-Brasil reluzente: 100 personalidades notáveis do século XX”, de Nei Lopes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

“​​Por um conceito de literatura afro-brasileira”, de Eduardo de Assis Duarte.

“Fala, Crioulo”, organizado por Haroldo Costa. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Record, 2009.

 “Cultura negra – v. 2 – Trajetórias e lutas de intelectuais negros”, organizado por Martha Abreu, Giovana Xavier, Lívia Monteiro e Eric Brasil. Niterói: Eduff, 2018. Artigo de Rebeca Natacha de Oliveira Pinto.

“As almas do povo negro”, de W. E. B. Du Bois, tradução de Alexandre Boide. São Paulo: Venetta, 2021. 

“O Patria Mia: A representação de cantores negros nas óperas do Theatro São Pedro”, de Júlia Matos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2021.

José Maurício Nunes Garcia.

“​A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro​”, de Alexandra van Leeuwen.

“O ‘crioulo Dudu’: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920)”, de Martha Abreu.

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